segunda-feira, 17 de março de 2014

Este texto explica oque é exatamente o termo "mangá" tanto para iniciantes da leitura japonesa, quanto para os veteranos, já que é listado todos seus derivados, desde o mais famoso Shonen até alguns mais desconhecidos como o Yuri

Oque Significa a palavra Mangá?
A palavra mangá vem de duas palavras japonesas. Man que significa sequencial, organizado, e gá significa imagem, desenho. Ou seja, imagens em sequencia mostrando um fato, ou contando uma história. Nos Estados Unidos e países de língua inglesa, este mesmo termo é chamado de "Comics", aqui no Brasil, chamado de Gibi ou Histórias em Quadrinhos. Mas diferente dos países ocidentais, o Mangá não é um quadrinho familiar por nós brasileiros, por 3 motivos principais:

1. São lidos ao contrário dos nossos quadrinhos, da direita para a esquerda.
2. Um volume de mangá em 98% é arte finalizado em preto e branco.
3. Como o idioma Japonês é complexo, os diálogos são bem explicados e mais narrativos.

Apesar do Japão ter sido o país a praticamente criar os quadrinhos em forma de mangá, o esquema de montagem de um mangá também segue nas editoras Chinesas e Coreanas. Na Coreia por exemplo temos o Manhwa, mesma coisa do Mangá, mas produzido lá. Aqui no Brasil desde os anos 80 as editoras trouxeram alguns títulos, mas inverteram as histórias na leitura ocidental (da esquerda para a direita). Somente no final dos anos 90, que as Editoras Conrad e JBC trouxeram o formato de leitura original. Hoje em dia existem mais de 500 títulos publicados no Brasil. no Japão, o mangá é o segundo maior comércio do País, perdendo somente para a tecnologia de eletroeletrônicos. Estes quadrinhos japoneses estão no meio da rotina dos japoneses. Crianças leem mangás na sala de leitura da escola, Adolescentes leem mangás dentro dos trens e nos intervalos do colégio, trabalhadores leem nos trens e na hora de almoço, e até mesmo donas de casa, compram e usufruem dos quadrinhos. E por isso que o termo mangá se dividiu em vários gêneros, para classificar as histórias e filtrarem títulos para determinados públicos. Um tipo de Faixa Etária foi colocada nos títulos produzidos. Imagine uma livraria, que tem livros divididos por Literatura, jornalismo, suspense, infanto-juvenil. Desse mesmo modo os mangás foram divididos em várias "categorias bases". Os principais generos de mangá são:

Shonen Mangá - Direcionado aos jovens do sexo masculino. Os traços são escuros, com detalhes mais rabiscados e rostos expressivos. Este genero é o mais comercializado atualmente e na maioria dos títulos contém histórias fortes com lutas, comédia pastelão, e personagens de personalidade forte. Alguns exemplos: Naruto, One Piece, Saint Seiya e Dragon Ball.

Shoujo Mangá - Direcionado aos jovens do sexo feminino. Os traços dos quadrinhos são mais delicados e detalhados. As histórias na maioria são comédias romanticas, um humor mais tímido, ou dramas pisicólogicos. Alguns Shoujos, são conhecidos também como Mahou Shoujos, por ter garotas com poderes mágicos. Alguns exemplos: Fushigi Yuugi, Chobits e Karekano.

Kodomo Mangá - Mangás voltado para as crianças do primário. Os traços são bem simples e geralmente tem personagens bem carismaticos e faceis de desenhar, como animais falantes e objetos mágicos. As histórias em sua maioria tem um fundo de moral, ensinando a respeitar os mais velhos, dormir mais cedo, e outras educações para controle dos pais. Exemplos: Hamtaro, Hello Kitty e Doraemon.

Josei Mangá - Voltado para mulheres adultas. Geralmente é parecido com o shoujo, mas aborda de uma forma mais realista confrontos de sexualidade, amizades e relacionamentos. Exemplos famosos: Honey and Clover, Nodame Cantable e Pet Shop Of Horrors.

Seinen Mangá - Para homens adultos. O forte desse genero são histórias policiais, ações mais realistas e histórias parecidas com seriados de tv. Como no Josei, não existe uma restrição de idade, os autores se dão a liberdade de colocar nudez e cenas mais sangrentas e algumas páginas. Exemplos: Monster, Vagabond, Gantz, OldBoy e Ah! Megami Sama.

Ecchi - É mais como um sub-genero do que um genero em si. São mangás que tem nudez e cenas de garotas semi-nuas, com situações constrangedora, na maioria voltadas para humor.
A maioria dos Ecchi também são Shonen. Exemplos: Love Hina e Video Girl Ai.

Hentai Mangá -  A evolução do Ecchi. Quadrinhos voltados para maiores de 18 anos, com sexo explicito e dialogos com palavrões e safadezas. Exemplo de hentais famosos: Taboo, Bible Black e Immoral Sisters.

Yaoi - Voltado para um público liberal. Histórias romanticas entre homens, sendo gays ou não. O tema é abordado como preconceito as vezes, mas muitas das histórias famosas shoujos, e até shonens como SaintSeiya e Yu Yu Hakusho existem traços de relacionamentos Yaois. Exemplos mais conhecidos aqui no Brasil: Gravitation e Junjou Romantica.

Yuri - Ao contrário do Yaoi. Histórias romanticas entre mulheres. Assim como o Yaoi, um Tabu está sendo quabrado atualmente com vários autores criarem situações de suas heroinas de mangá se relacionarem com outras garotas. Exemplo: Utena.

Publicações
Os mangás são publicados em 5 tipos principais de editoriamento.

Semanais (Weekly's): São revistas grossas de 600/700 páginas com vários títulos de mangás. Apenas é publicado um capítulo de cada história, semanalmente. Essas revistas semanais, como são apenas uma preparação para a encadernação dos títulos, são produzidas em papel reciclado e de cor (como o papel não é de qualidade, páginas recicladas coloridas são mais visíveis). Após o seu uso, os leitores geralmente a dispensam na coleta de reciclaveis. O preço dessas semanais também é bem viavel (preço de um jornal de noticias).


Tankōbon: Os Tankobons são as encadernações mais famosas entre o publico de mangá. São compilações dos capítulos publicados nas semanais das editoras, mas em papel mais branco e de maior durabilidade. A capa geralmente acompanha uma outra capa com abas para preservação e coleção. O preço varia de editora para editora. Esse modelo de publicação também é o mais famoso aqui no Brasil, e fica disponível nas bancas de todo país mensalmente.

Shinsōban: Os Shinsobans são tankobons melhorados. Geralmente quando um mangá é lançado em tankobon e vende bastante, as editoras refazem o mesmo, com páginas extras, comentários dos autores, e correções de gramatica para agradar os fãs colecionadores.

Kazenban: Conhecida também como Deluxe Edition nos EUA, os Kazenbans são Edições de Luxo de títulos que também são famosos em vendas, mas com um diferencial. Os capitulos são compilados em até 3x o tamanho de um Tankobon ou Shinsoban. Mangás como o Death Note que tinha 12 volumes em tankobon, foi lançado com 6 volumes em Kanzeban (o famoso Death Note Black Edition).

Meio-Tankobon:  Bom esta encadernação não foi produzida no Japão mais tem que ser lembrada de algum jeito. Quando os mangás começaram a ser popularizados aqui no Ocidente, as editoras argentinas, brasileiras e americanas ficaram com receio de lançar os mangás com alto valor nas bancas, e aí bolaram o meio-tankobon, ou meio-tanko. Cada volume equivale a metade do volume original japones. As capas de volumes pares também são exclusivas da publicação, por não haver na versão completa. Atualmente os meio-tankos quase não são lançados, já que o mangá se popularizou bastante por aqui.


É isso, espero que tenham gostado do artigo. Estes foram os principais detalhes que você precisa saber sobre os mangás. Lembrando que os termos usados nas publicações não podem ser usados nos animes. Isso será explicado num próximo texto. Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos