segunda-feira, 28 de abril de 2014

A morte pode ser o fim das atividades do corpo, mas para o jovem Yusuke Urameshi, sua vida ficou mais agitada quando morreu! Após o outro mundo recruta-lo como detetive espiritual, sua vida nunca mais seria a mesma.
Shonen / Comédia - Ação - Sobrenatural

          Sobre o Anime          
Yu Yu Hakusho  (幽☆遊☆白書)  / Produção: 1992 até 1995 / Estúdio: Pierrot
Direção: Noriyuki Abe e Akiyuki Arafusa
112 episódios para TV + 2 Filmes

          Sobre o Mangá          
Yū Yū Hakusho (幽☆遊☆白書) / Publicação: 1990 até 1994
Autor/Mangaka: Yoshihiro Togashi / Editora: Shueisha
19 Volumes em Tankōbon (175 capítulos)

          Sobre a História          
Nossa história começa de um jeito diferente, com o personagem principal digamos, morto! Yusuke Urameshi era um aluno bagunceiro, briguento e ia muito mal nos estudos. Tinha muitos rivais e nenhum amigo. Ninguém apostava uma única ficha nele, até que um dia, saindo da escola, Urameshi encontra com uma criança jogando bola em uma avenida, e percebendo que esta iria ser atropelada, se joga na frente do carro, salvando a criança, mas morrendo no lugar dela. Yusuke encontra com Botan, uma agente do mundo espiritual, que revela que sua morte não era esperada. Nem mesmo o céu iria adivinhar que ele, sendo um bad boy, pudesse arriscar sua vida por um outro ser humano. Botan então a mando de Koenma (um tipo de administrador do mundo espiritual) diz que ele poderá fazer um teste para retornar a viver, e caso fosse aprovado no teste, se tornaria um detetive espiritual, trabalhando para combater roubos e crimes cometidos por monstros e outros seres espirituais.

Durante suas missões, Yusuke faz vários aliados que o ajudarão a concluir os casos. O primeiro e mais engraçado é seu rival estudantil, o também briguento Kuwabara Kazuma. Kuwabara tinha uma gangue no bairro de nosso herói, e seu objetivo era poder um dia derrotar Urameshi em uma briga. No decorrer da história vemos que Kuwabara tem poderes extra-sensoriais, podendo sentir a presença de mortos com um poder espiritual vindo dentro de si. Outros grandes aliados são Kurama e Hiei. Os dois foram os responsaveis pelo roubo de alguns itens do mundo espiritual, e após serem presos por Urameshi, recebem uma proposta de ajudar nos casos como redução de suas penas.

Yusuke ao longo do anime adquiri poderes espirituais, resultado de treinos e aprendizagem em suas missões. O mais importante é sem dúvida o Lei-Gun, um tiro disparado na ponta de seu dedo que reune toda a força espiritual do seu corpo em um único ponto. Durante os episódios, vemos que Yusuke Urameshi também tem uma grande sorte quando precisa derrotar seus inimigos. Estratégias malucas e idéias improvisadas acabam por aparecer em toda a série, levando o telespectador a se divertir ao mesmo tempo que presencia batalhas grandiosas e com muita ação.

          Curiosidades da série          
- Quando foi exibido na TV Manchete, aqui no Brasil, a série rendeu bons indices de audiencia. Nos episódios inéditos, a série de Yu Yu batia 9 pontos no ibope, ficando atrás apenas da Globo e SBT.
- Na Coréia o anime foi proibido na época da exibição, porque muitos produtos piratas foram comercializados da série no país.
- O personagem Ichigo, do mangá Bleach, foi rejeitado pelos donos da Shonen Jump, por se parecer muito com Yusuke Urameshi.
- O autor de Yu Yu gosta de fazer muitas homenagens a outras séries e games no meio de seus cenários. Isto pode ser visto aqui na matéria que a Geração Geek fez sobre o anime.

          Sobre o Autor          
Yoshihiro Togashi é considerado um dos mangakas de maior sucesso na Shonen Jump, e também um dos mais devagar, demorando para lançar os capítulos de seus mangás. Sua carreira disparou após vencer o prêmio Ozamu Tezuka em 1987. Após o premio lançou o mangá Tende shôwaru Cupid, em 4 volumes, mas foi mesmo em 1990 que Togashi alavancou vendas da Jump, lançando Yu Yu Hakusho. Em 1995, rendeu muito com Level E, com 3 volumes compilados. Atualmente trabalha vagarosamente no mangá Hunter x Hunter, que desde 1998 vem sendo publicado e já rendeu 32 volumes. Yoshihiro Togashi é casado com outra mangaka, Naoko Takeuchi, criadora de Sailor Moon.

          Aqui no Brasil          
O mangá foi publicado em 2002 pela editora JBC, em 38 volumes no modo meio-tanko.
O anime foi exibido pela TV Manchete em 1990.
O anime recebeu uma nova dublagem em 2004, e exibido pelo Cartoon Network.
Após alguns anos, Band, Ulbra TV e TV Diário também exibiram a série.
Em DVD, lançado pela Playarte com 30 discos.
Em 2014 a editora JBC confirmou que vai relançar o mangá, agora em Tankōbon.

          E tem mais?          
Existem dois Longas da Série. Um dirigido por Noriyuki Abe em 1993. O outro em 1994, dirigido por Masakatsu Iijima.


E esse foi nosso review dessa semana! Até o próximo!




Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos