quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Será que Hiro encontrará forças para lutar junto a Baymax, para saber respostas do paradeiro de seu irmão mais velho? Descubra lendo o inicio da saga do time Big Hero 6, e como eles salvaram a cidade!
Resenha | Operação Big Hero - Editora Abril

A Editora Abril prometeu mais de 30 mangás para este ano, e esta conseguindo seguir com a promessa durante os primeiros meses de 2015 com quase 100% de aprovação. E aproveitando a onda da nova animação da Disney, o mangá Operação Big Hero, seguindo de perto o longa animado de mesmo nome, chegou as bancas em janeiro. Concluído em 2 volumes, a obra compila a história de dois irmãos e a busca pelo sonho real de ser alguém lembrado.

O sonho dos irmãos Hamada
Nossa história começa com dois irmãos, Tadashi Hamada, e seu irmão mais novo Hiro Hamada. Diferente de outras pessoas, Hiro nasceu com um gene especial. Um garoto que pensava e se desenvolvia mais rápido que outras pessoas. Hiro era prometido por todos como um futuro Einstein do seu século. Tadashi por sua vez, gostava de cuidar de pessoas, e queria entrar para o ramo da medicina assim que se formasse. Tadashi, quando criança, fazia invenções para que sua mãe e amigos, sempre fossem felizes, e não ficassem tristes com coisas de uma vida normal, como doenças ou morte de familiares. Hiro vendo aquilo tudo, se espelhou no irmão e resolveu ter o sonho de ser um grande inventor um dia, pensando que era esse o objetivo principal de Tadashi. Para tanto, Tadashi vendo que seu irmão cada vez mais inventava coisas espetaculares por causa de sua inteligência acelerada, resolveu deixar de lado um pouco de seu sonho de medicina, e seguiu também fazendo invenções, para impulsionar o pequeno Hiro a ser quem ele queria ser.

Hiro sempre fazia invenções mais rápidas, colocando foguetes em várias coisas. Fazia Talheres voarem, desenvolvia projetos em poucas horas e sempre era repreendido pelo professor pelas suas invenções malucas dentro da sala de aula. Tadashi que sempre acompanhava o irmão de perto (de perto mesmo, já que Hiro por ser mais inteligente conseguiu pular várias séries e estava na mesma sala que o irmão), fazia invenções mais intrínsecas, deixando sempre o irmão por cima nos experimentos. Os dois então foram convocados a participar da feira de invenções da cidade, onde inventores mostrariam suas melhores obras.
Cena do mangá Operação Big Hero - Editora Abril
O forte laço entre irmãos esta novamente presente em uma produção da Disney, como em Frozen
Como nunca esquecera seu sonho, Tadashi resolveu criar um projeto que realmente fazia jus ao que ele queria, um robô-enfermeiro batizado de Baymax, que curasse pessoas e cuidassem de todos os seus ferimentos. Tadashi também ordenou que o robô um dia fosse "amigo" de seu irmão Hiro, para protege-lo de todos os perigos. Hiro por sua vez, criou algo revolucionário para sua idade. Chamado de Microbôs, são pequenos projéteis com inteligência artificial, capazes de se juntar e formar um grande ser para trabalhos braçais em construções.

E só sobrou o Baymax
Grandes surpresas acontecem desde então. A ideia dos Microbôs de Hiro é roubada, e são produzidas em massa por um homem mascarado. Tadashi entra em grande perigo por causa da misteriosa experiencia que esse mascarado esta fazendo, e Hiro fica impossibilitado de agir. Sem amigos, sem um robô forte para combater esse mascarado "Fantasma", como salvar Tadashi e a Cidade? Sua única opção, pedir ajuda aos amigos de escola de Tadashi, que ele não conversa, para combater com a única invenção que restou: O Enfermeiro Robô Baymax! Um grupo então é criado para combater o Fantasma. Um grupo de 5 jovens que não se conversam direito e 1 robô que nunca soube o que é machucar e sim curar. Nasce o Big Hero 6!

Haruki Ueno, o criador deste mangá, realmente me deu um banho na hora de fazer esta resenha. Operação Big Hero tem tantas reviravoltas no enredo, que a cada página uma revelação da história é mostrada, seja na vida dos irmãos Hiro e Tadashi, ou no jeito como os personagens agem. A arte é impecável, coisa que me deixou com medo por ser um mangá "Disney". Sempre tive uma discriminação perante esses títulos. Mas com Big Hero, a leitura foi tranquila e sem nenhum empecilho. Apesar da história ser bem simples e de fácil compreensão, o universo em que o autor nos transporta, nos faz pensar em outras possibilidades dentro do enredo.
Amostra da página de Operação Big Hero - Editora Abril
O amor entre irmãos superando perigos - Edição Nacional da Editora Abril (Clique para ampliar)
A publicação da Editora Abril esta longe de ser a de melhor qualidade, mas tem as suas vantagens. O formato é um pouco "mais largo" que os mangás normais, o que possibilita a leitura por completa dos quadros do mangá, sem ter que apertar a lombada com medo dela se abrir. O papel é bem branquinho, deixando muitos detalhes da arte pular sobre seus olhos. A capa cartonada entorta com facilidade, fazendo com que se tenha um cuidado maior no seu mangá. Não há notas de produção nem entrelinhas, as capas internas não trazem impressão. O aviso de "Você esta abrindo este mangá do lado errado" esta presente nesta edição, que faz a Abril mostrar que entendeu o respeito da leitura oriental sobre ele. O editoral tem um layout simples, mas bem feito e no resto, não deixa nada a desejar. A tradução ficou com a responsabilidade do Lucas Di Pietro, e ao meu ver ele não pecou em nenhuma nota. 

Reforço que a leitura é bem simples mesmo, no mesmo estilo de Pokémon ou Super Onze, o que me fez trata-lo como um Kodomo e não um Shonen. Apesar de cenas de morte serem descritas no mangá, nada é explicitamente mostrado, possivelmente para entreter crianças de todas as idades. Achei o preço como todas as outras edições da Abril muito caro para a qualidade do papel, mas nada que fará eu ficar sem comprar a segunda edição.

Onde Comprar Operação Big Hero
Para quem ainda não sabe, a Editora Abril, não trabalha com nenhum tipo de revenda, a não ser pelas bancas e por ela mesma, em eventos como Bienal e Eventos Disney, então caso você queira este mangá na sua coleção ou dar de presente ao seu filho, deve se dirigir a banca mais próxima e adquirir o produto por lá. Em bancas do sul e sudeste já esta disponível. Para outras regiões a previsão é até março de 2015.


Operação Big Hero # 1
Haruki Ueno
Tamanho: 15x21 cm
R$ 13,00
Aproximadamente 192 páginas

Cód. 7893614099088
Janeiro de 2015 - Editora Abril
Tradução - Lucas Di Pietro



Avaliação Geral
EXCELENTE - ÓTIMO - BOM - REGULAR - RUIM



Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

2 comentários:

  1. Olá!!

    Ainda não comprei, embora o meu exemplar esteja reservado. Vou ler os dois e ai sim escrever uma resenha sobre. Os mangás da Abril tem um incrível cheiro nauseante de jornal velho. Só dei uma pequena folheada, mas é bom ver que existe outras opções de mangás por aqui.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk verdade Natália, as páginas da abril tem um cheiro diferente. Parece loucura mas eu costumo cheirar todos os mangás que leio kkkk Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos