segunda-feira, 23 de março de 2015

Considerado por muitos fãs de mangá o "Mestre do suspense", Naoki Urasawa fala de vários de seus trabalhos nesta entrevista descontraída!

:: Tradução EXCLUSIVA do Leitura Oriental ::

Demorei para apresentar mais uma entrevista, mas valeu a pena a demora não é? Este mês, trago a vocês um compilado de 4 entrevistas que Naoki Urasawa deu em alguns dos eventos que passou de mangás e quadrinhos (Japan Expo 2012 e 2013) e alguns vídeos em DVD's de adaptações de suas obras (20th century boys Live Action e Monster anime). Como de costume, juntei as 4 entrevistas e traduzi as partes que acho interessante poder compartilhar, para apreciarmos e entendermos ainda mais o trabalho deste talentoso artista.

Naoki Urasawa nasceu em 2 de janeiro de 1960 (atualmente com 55 anos). Naoki se formou em economia, mas sua profissão que deu mais rentabilidade foi a de mangaka. Conhecido por muitos como o "Mestre do suspense", três de suas obras já renderam animes: Yawara!, Master Keaton e Monster. No Brasil, a editora Panini publica dois de seus sucessos: 20th Century Boys, e o já citado Monster. Urasawa também gosta muito de cantar, e um dos temas do live action de 20th Century Boys foi cantado por ele.

Entrevistador: Aqui esta ele pessoal! Naoki Urasawa ao vivo e a cores, criador dos garotos de 20th century boys e amante do rock!

Entrevistador (E): Urasawa-san, você escreveu muito sobre assassinatos, destino, e outros assuntos escuros e de forte leitura. Aconteceu alguma coisa com você na infância que te fez querer escrever sobre estas coisas?
Naoki Urasawa (NU): (Risos) Eu não era uma criança muito feliz, mas nada de ruim aconteceu comigo. Eu tive uma infância normal. Mas havia algo a se notar sobre mim. Quando estava na escola primária, um professor pediu para escrevermos sobre a importância da família e a vida. Um dos meus colegas escreveu um texto cheio de melodrama, e colocou que a vida era sempre boa, e com momentos felizes. O professor adorou o texto dele. Eu fiquei com raiva, por que a história dele era uma mentira, nada era perfeito, ai resolvi fazer a minha escrevendo uma versão bem "realista" da vida, com tons bem humorados, e o professor não gostou de nada do que escrevi.

Monster
E: Foi desse jeito que você pensou quando criou algum mangá? Com histórias osbcuras, com realismo e personagens com remorso, como em Monster?
NU: Pode parecer mentira, mas eu me espanto quando dizem que Monster é uma história obscura. Eu vejo Monster como uma história beirando a comédia. É certo que tem suspense e realismo. Mas eu criei a história, para que você acabasse um volume, poder rir com as circunstâncias dos atos dos personagens.

E: Então você tem vontade de fazer uma comédia algum dia?
NU: O que eu realmente gosto de escrever, é aquelas cenas em que nas situações mais fortes e medonhas, apenas um pouco de comédia vaza. Esse é o jeito que eu gosto de desenhar o humor em meus mangás.

20th Century Boys
E: E sobre 20th Century boys. Qual foi a inspiração?
NU: De várias coisas, até de mim mesmo. Quando era criança, eu e meus colegas costumavam fazer bases secretas no meio do mato, e planejar nosso futuro. Quando cresci mais um pouco, fiquei imaginando como seria se alguém botasse em prática aquilo que desejamos quando criança. O enredo desenvolveu na minha cabeça naturalmente a partir disso.

E: Algo mais a declarar sobre 20th century boys?
NU: O clímax da história chega agora no volume 20. Algo que eu planejei a muito tempo acontece neste volume. Espero que todos que estão acompanhando a obra gostem do que eu fiz (risos).

E: Você recebeu um monte de prêmios ao longo de sua carreira. Quais foram os mais importantes para você?
NU: Com certeza os prêmios internacionais, como o Eisner que me deram com 20th Century Boys, e o Angoulême Internacional Comics, que ganhei por Pluto. Eu fico muito feliz com prêmios japoneses, mas me alegra muito quando algo meu tem reconhecimento em outros países.

Live Action de 20th century boys

E: Você já pensou em trabalhar para outra área de mídia, como cinema ou TV?
NU: Eu sempre fui mais elogiado como um artista de mangá. É ótimo quando meus trabalhos são adaptados para TV ou filme, mas mangá é a minha base. Atualmente nem estou procurando trabalhar em outros meios, e nem em tentar oferecer meus trabalhos para esse meios.

E: Quando você fez Pluto, era uma colaboração em um projeto do Tezuka, para recontar a história de Astro Boy. Existem planos para trabalhar em outros projetos parecidos com esse fora do Japão?
NU: Pluto foi algo especial para mim. Foi a primeira história que eu vi, quando tinha apenas 4 anos de idade e reconta-la foi extremamente gratificante. Essa foi também uma homenagem minha ao grande Tezuka. Por isso não tenho intenção de fazer outro tipo de colaboração com outras obras.

Pluto, Yawara!, e Jigoro!

E: Em algumas vezes, você tem voltado com universos em suas obras, como por exemplo, Jigoro!, veio do mangá Yawara!. Esses são personagens preferidos, ou você achou que tinha que contar mais sobre eles?
NU: A história de Yawara! é muito rica, e eu achei que fazendo Jigoro!, que era seu avô, embelezaria ainda mais a história. Jigoro! acabou terminando em um volume só, mas é um dos meus mangás preferidos.

Master Keaton
E: E Master Keaton. O que fez você refaze-lo depois de 20 anos?
NU: Há muitas razões. Quando escrevi pela primeira vez a história, o contrato pequeno da obra, tornou impossível contar a história do jeito que eu realmente queria. Após o terremoto e o tsunami do ano passado (2011), fui visitar alguns desabrigados, e eles me disseram o quanto o personagem de Master Keaton era parecido comigo (sorriso). Eu queria fazer algo por eles, e por mim, e resolvi fazer uma nova série.

E: como você se sente nas adaptações dos seus mangás? Existem autores que não gostam muito por que as vezes foge do enredo natural.
NU: Após a adaptação de Yawara!, sempre faço questão de acompanhar os scripts das adaptações de minhas obras, mesmo que não possa modificá-las, assim eu já me preparo quando assistir a produção final.

E: Hoje em dia muitas obras são distribuídas digitalmente. O que você acha sobre a distribuição legal digital de mangá?
NU: Nenhum dos meus trabalhos são disponíveis legalmente. Eu prefiro livros físicos.



Espero que tenham gostado da entrevista!
Até a próxima!



Fontes:
http://coracaoferoz.blogspot.com.br/2012/07/homenagem-naoki-urasawa.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Naoki_Urasawa
http://pt.wikipedia.org/wiki/20th_Century_Boys
http://www.japanator.com/japanator-interviews-naoki-urasawa-25703.phtml
http://www.animenewsnetwork.com/interview/2012-08-20/naoki-urasawa
http://www.taringa.net/comunidades/animexperto/6039633/Entrevistas-a-Naoki-Urasawa-2005-2007.html
Dvd 20th Century Boys 1: Beginning of the End (Viz Pictures)
Dvd Naoki Urasawa's Monster Box Set 1 (Viz Picture)


Agradecimentos á:
J. Andrade (Projeto-Guia)
Sr. Bronca (Leitura Oriental)




Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico |

2 comentários:

  1. Eu estou lendo Monster pela panini (comprava o da conrad), estou lendo 20th c boys, estou acabando Pluto, que se sair aqui eu comprarei, excelente. E gostaria de ler todos os trabalhos desse autor que admiro. Valeu pela entrevista, pois no Brasil quase não se acha isso de mangakás.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da entrevista! Naoki é realmente um mestre no que faz! E ele ainda canta cara! Nem sabia disso!

    Muito bom mesmo, o blog de vocês é um dos melhores! Grande Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos