sábado, 7 de março de 2015

Em poucos passos para encerrar nossa cota de testes desta temporada, convidamos o parceiro Alexandre Nagado do Sushi POP para nos acompanharmos em mais esta animação! Vamos saber todos os pontos fracos de Yoru no Yatterman! Afinal, poderá existir um vilão em cada um de nós?
As opiniões contidas nesta seção são críticas as cegas feitas pela nossa equipe. Foi recomendado aos participantes não aceitarem influencias de fãs, e assistirem a série sem ler resenhas ou críticas, para avaliarem música, enredo, cenas e história. Os textos a seguir são opiniões dos primeiros episódios e não da série completa.

          Dados Técnicos          
Yoru no Yatterman - Série de TV - Lançamento 11 de janeiro de 2015
Estúdio Tatsunoko Productions - Diretor Yoshihara Tatsuya - Obra Original

          Conteúdo Assistido          
Yoru no Yatterman - Episódios 1 ao 3

          Entendendo as Notas!          
5.0 até 6.0 - Abandonar o Navio! - Que decepção, esta série se afunda a cada episódio!
6.1 até 7.0 - Bote Salva-vidas! - Assista isto apenas se não tiver opções melhores
7.1. até 8.0 - Todos a bordo! - Vale a pena assistir alguns episódios, e comentar com os amigos.
8.1 até 9.0 - Cruzeiro Marítimo - Mesmo faltando algo, série muito boa, vale a pena acompanhar!
9.1 até 9.9 - Iate 5 estrelas! - Com certeza esta série é uma das melhores deste ano!


"só mais um anime 'engraçadinho' desta temporada, com muito potencial, mas sem grande profundidade"
Nara CZ: Yoru no Yatterman tem tudo pra ser a típica serie com tema de repressores/ditadura e a resistência, mas não é um anime serio. O enredo poderia ser bem maior, e o drama melhor retratado, sem a parte da comédia pastelão, e o clima nonsense da história. A impressão que eu tenho é que todas as cenas, pesadas, são tratadas de maneira leve, sem impacto. Muito provavelmente o anime é destinado ao público infantil. Neste ponto, elementos como as fantasias, a idade da protagonista, o porquinho (falante), e os robôs com o formato pueril ajudam a dar uma ambientação mais “boba” para a narrativa. Apesar de ter um ritmo um pouco lento, o anime é bem dirigido, com uma boa trilha sonora, e uma excelente animação. Mas no fim, é só mais um anime “engraçadinho” desta temporada, com muito potencial, mas sem grande profundidade.
Nota 7.6

"Aquela risadinha de bruxa da Leopard é engraçada demais, voltei cenas só para ouvi-la"
Ale Shermie: Olha, sendo bem sincera, a história contada neste anime, só foi entendível para mim, quando pausei o primeiro episódio e fui ler a sinopse que me passaram. Como não vi a série clássica que serviu de base para construir este novo universo, não consegui entender se os Yattermen eram mocinhos que acabaram por serem vilões (deixando o povo rival pobre), ou se eles eram vilões desde o começo, e apenas a garotinha Leopard achava eles assim, e apenas após ler uma breve sinopse, consegui concluir oque estava havendo. Os produtores deviam ter explicado um pouco mais esse fato anterior (poderia ser um flashback ou uma introdução como em One Piece quando é contada a história do tesouro), e mostrando como eram os Yattermen antigos e como eram os Doronbos antigos. Apesar dessa confusão toda, achei bem animada a série, e bem infantil, divertida para ver em família. Aquela risadinha de bruxa da Leopard é engraçada demais, voltei cenas só para ouvi-la. O encerramento é confuso com personagens mais adultos do que a série, mas a abertura tem uma proposta legal.

Nota: 6.2


"Eles te levam do drama ao humor de uma forma imperceptível"
Tio Ura: A ideia contada em Yoru no Yatterman é interessante para se absorver. Os heróis que ali venceram os vilões, agiram de preconceito e resolveram dominar o mundo, para que o mal nunca mais prevalecesse. Fazendo isso acabaram criando uma ditadura em que pessoas de bem sucunbiram á pobreza e ao sofrimento. Vendo tudo isso, os "herdeiros do mal" resolveram derrotar os heróis, que agora se parecem com eles no passado. O primeiro episódio é muito bem construído. Eles te levam do drama ao humor de uma forma imperceptível. Mas quando a história avança para os próximos capítulos, percebemos que não souberam trabalhar bem o enredo, e tratar os personagens como deveria ser tratado. Tudo praticamente é jogado em você de uma só vez, e fica previsível o desfecho da história. O companheiro Doronbo criar imensos robôs do nada com apenas uma chave de fenda, e uma garotinha liderar uma caçada ao Yattermen é muito forçado para os moldes da história, e deveria ter sido mais elaborada. No geral, a animação não peca em nada e é muito bonita para os olhos, e a trilha sonora com certeza agradará a todos.

Nota: 8.0


"Seguindo este enredo, o mal se torna o bem, e o bem se torna autoritário, querendo tudo para ele"
Sr. Bronca: Sempre pensei que um anime desses um dia pudesse existir! A proposta aparentemente insana de que os vilões possam um dia ter sua vingança é contada de um modo totalmente diferente em Yoru no Yatterman. A pequenina Doronjo vê nos Yattermens uma forma de vingar a mãe doente, e não é para menos. Os que se diziam heróis do mundo, exilaram os Doronbos, e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para todo o sempre de riquezas e prosperidade, trazendo um sombrio mundo de escravidão e poder. Seguindo este enredo, o mal se torna o bem, e o bem se torna autoritário, querendo tudo para ele. Não assisti a série que foi baseado isto, mas nem há necessidade. Tudo é explicadinho em seu mínimos detalhes, e você logo se apaixona por aquela risada maléfica de Doronjo e seus amigos. A turma me lembra muito a Equipe Rocket, e a animação e cenários o universo de FullMetal, que por falar a Abertura é coisa de louco que também lembra as dos alquimistas. A série não tem um desenrolar desejado, isso peca bastante. Poderia ser mais rápido e com menos comédia. O primeiro episódio foi perfeito, mas quando chegam o segundo, a coisa não anda do jeito que você pensa que vai andar. Mas mesmo assim, junto com Death Parade, já ta na minha lista de acompanhamentos desta temporada. E vivam os vilões bonzinhos!

Nota: 8.5


"A animação e fotografia são muito bonitas, mas não se poderia esperar menos de uma obra da Tatsunoko Pro"
Alexandre Nagado: Por princípio, não gosto de continuações, remakes ou reinterpretações que fujam do espírito da obra original. Não sei se é bem o caso, pois não vi o Yatterman de 1979 ou seus correlatos da linhagem Time Bokan. Por isso, não tenho como saber se minhas impressões seriam pouco ou muito afetadas ao assistir Yoru no Yatterman tendo visto o original. Porém, vale dizer que a história permite ser facilmente digerida sem conhecimento prévio (e acho que a intenção era essa mesmo), apesar da sensação de que se perde muito em termos de detalhes e entendimento de citações. Mas deixando isso de lado, é muito interessante ver a inversão de papéis proposta, com os descendentes dos vilões originais se rebelando e indo buscar justiça contra os cruéis sucessores dos heróis de outrora. O início da série introduz bem os personagens principais e lhes confere carisma. A animação e fotografia são muito bonitas, mas não se poderia esperar menos de uma obra da Tatsunoko Pro. A série mistura drama, aventura e humor recheado de situações absurdas (e muitas vezes forçadas), mas o tom geral é pessimista e melancólico. Isso causa constamente a impressão de que as coisas não vão acabar bem. Ou que um riso ingênuo poderá dar lugar a uma situação trágica e pesada. Mas, ao invés de expectativa, o estilo narrativo causou certo desconforto. Uma sensação incômoda que não precisa ser perpetrada. 

Nota: 6.5


.:: Sobre o convidado especial ::.
Alexandre Nagado é um desenhista profissional e conhecedor do meio da cultura pop japonesa. Ao longo de sua carreira, desenvolveu muito conteúdo desse tipo, inclusive escrevendo alguns livros sobre o assunto. No seu blog, Sushi POP, traz sempre matérias e artigos sobre Tokusatsu, J-music, anime e mangá. Ele aceitou gentilmente nosso convite para encarar a mais este Test Drive! Obrigado Nagado pela participação!

Para conferir um pouco do trabalho que Alexandre Nagado faz, visite o Sushi POP:


Resultado do Teste
Média Final: 7.3
"Todos a bordo! - Vale a pena assistir alguns episódios, e comentar com os amigos."



É isso! Obrigado por nos acompanharem em mais este Test Drive!
E você, achou que esta nota foi justa? Deixe seu comentário, ou a sua nota sobre Yoru no Yatterman!
Sua opinião é o nosso combustível! Até o próximo!

Equipe LO - Test Drive!

3 comentários:

  1. Opa, esse eu estou acompanhando. Muito bom.

    O anime é comedia com ação, um pouco de drama e algumas batalhas com mechas. É um anime que faz rir em uma parte e te deixa emocionado em outro ponto, e a transição entre a comédia e o drama é feita de forma bem tranquila. Daria uma nota 8.9 até os episódios atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários JP Neto! É bom receber opiniões pessoais dos leitores aqui no Test Drive!

      Abraço!

      Excluir
  2. Quando apresentaram este no meio da temporada pensei que pudesse ser bem fraco, mas depois dessas impressões, mudei de ideia. Qdo tiver um tempo vou assistir para ver se vale alguma coisa :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos